* Projeto beneficiará 110 destinatários entre pessoas com Dano Cerebral Adquirido, cuidadores, familiares e amigos
* “Cuidar+ na Recuperação Cerebral” promove a inclusão, combate o isolamento e reduz o risco de depressão
A Associação Novamente – Dano Cerebral Adquirido foi distinguida com o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar 2024, em reconhecimento do seu projeto “Cuidar+ na Recuperação Cerebral”. Este projeto, com a duração de um ano, tem como objetivo estabelecer uma rede sólida de apoio social e emocional para pessoas com Dano Cerebral Adquirido (DCA) e os seus respetivos cuidadores. A iniciativa foca-se na promoção da inclusão, na luta contra o isolamento e na mitigação dos riscos de depressão, frequentemente associados ao DCA.
Com o prémio, a Novamente beneficiará 110 destinatários, entre pessoas com DCA, cuidadores, familiares e amigos, com intervenção focada nos distritos de Lisboa, Cascais e Porto. O projeto Cuidar+ na Recuperação Cerebral tem como objetivo melhorar a recuperação e reintegração social de pessoas com DCA, através de uma rede de apoio robusta que inclui familiares e amigos, mitigando os riscos de isolamento e depressão. O projeto propõe-se a oferecer um suporte que transcende a recuperação física, incidindo na melhoria substancial da autoestima e na promoção de uma vida ativa.
A Associação Novamente é uma entidade de referência nacional no campo do Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) e reconheceu recentemente a necessidade de expandir o seu âmbito de atuação. Face ao aumento significativo dos pedidos de apoio, a associação decidiu alargar o acompanhamento a vítimas de outros danos cerebrais adquiridos. Este alargamento abrange patologias como AVCs, aneurismas, tumores cerebrais, hidrocefalias, encefalites, entre outras, reafirmando o seu compromisso em responder eficazmente às crescentes necessidades da população afetada por lesões cerebrais.
O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, criado em 2010, tem como missão apoiar projetos que promovem a autonomia, o bem-estar e a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade. A 15ª edição desde Prémio premiou 28 projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, distribuídas por 11 distritos de Portugal Continental e pelas regiões autónomas dos Açores e Madeira.
O Prémio Capacitar atribuiu este ano, um total de 1,1 milhões de euros para apoiar respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência, doenças mentais ou outras condições, com foco na promoção da autonomia e da empregabilidade. Desde a sua criação em 2010, o Prémio Capacitar já distribuiu cerca de 10,9 milhões de euros, apoiando 335 projetos e beneficiando cerca de 52.000 pessoas, reforçando assim o compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Vera Bonvalot, Diretora Executiva da Associação Novamente, destacou “o Prémio BPI Capacitar 2024 representa um voto de confiança e um impulso essencial para concretizarmos o Cuidar+ na Recuperação Cerebral. Este apoio capacita-nos a transformar famílias e amigos em agentes ativos de reintegração das pessoas com Dano Cerebral Adquirido, combatendo o isolamento e promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida”.
Este prémio permitirá à Novamente continuar a sua missão de criar um futuro mais inclusivo e humano para quem vive com Dano Cerebral Adquirido, fortalecendo a rede de apoio social e promovendo o bem-estar e a autonomia de todos os envolvidos.