CONSIGNAÇÃO IRS NIF: 509 310 354 | DOE: iban PT50 0010 0000 4423 8960 0013 2 | mbway: 912 617 482
16 de Abril, 2013
COMPARTILHA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Estudo Epidemiologico de Incidência e Mortalidade por Traumatismo Crânio Encefálico na População Portuguesa.

Os alunos da Disciplina de Epidemiologia e Saúde Pública da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, via a Prof.ª Filipa Vale e o Dr. Pedro Encarnação elaboraram um Estudo Epidemiologico de Incidência e Mortalidade por Traumatismo Crânio Encefálico na População Portuguesa.

O objectivo foi agrupar dados não-tratados relativos aos Dias de Internamento(DI), Doentes Saídos(DS), Número de Óbitos(NO) e Total de Casos (TC), para os anos de 2009 e 2010, e ainda, actualizar os dados tratados desde o ano de 1993, dados estes fornecidos pela novamente..Complementada pelos dados, obtidos através do INE, determinou-se uma aproximação para as taxas de incidência cumulativa e determinaram-se as taxas de mortalidade. Por fim, comparou-se os dados não-tratados, de 2009 e 2010, para determinar qual a taxa de dias de internamento médio por distrito, e ainda, determinar qual a descrição de TCE mais frequente, em cada distrito.

Os nossos parabéns e agradecimentos à equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, em especial aos alunos Bernardo Ribeiro da Cunha, Diogo Costa e João Mota pelo excelente trabalho realizado. Temos assim, nas nossas mãos uma nova imagem da realidade do TCE em Portugal, nova base de influência para a prevenção, fonte de investigação para alguns pontos detectados e análise de gestão na área da saúde.

Consulte aqui o estudo

VEJA TAMBÉM

Nos últimos tempos tivemos uma grande necessidade de ajudar, com material de apoio, algumas famílias com danos cerebral adquirido (DCA)
23 de Maio, 2025
Hoje partilhamos os números do trabalho do nosso Gabinete de Apoio Psicossocial e as principais intervenções em relação a Março
14 de Maio, 2025
O CLIC – Conselho Local para a Inclusão em Cascais – realiza e divulga o evento “Temos Voz”, que consiste
8 de Maio, 2025