CONSIGNAÇÃO IRS NIF: 509 310 354 | DOE: iban PT50 0010 0000 4423 8960 0013 2 | mbway: 912 617 482
27 de Novembro, 2012
COMPARTILHA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

João Figueira – Sobrevivente TCE

O João Figueira é um jovem sobrevivente de TCE, consequência de um acidente de viação.

Em 2007, o João e mais dois amigos resolveram arrancar com um projeto denominado “Travões, trambolhões e muitas complicações”. Este projeto é um programa de educação rodoviária virado para alunos e estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino, por se tratarem de camadas sociais que adotam por vezes comportamentos de risco na estrada e dão azo a acidentes de viação.

Após percorrer vários estabelecimentos de ensino em Portugal, o programa chegou a Moçambique (cidade da Beira, província de Sofaia) e tem como principais objetivos: a promoção e incrementação de normas de conduta nas vias públicas, aclaração de riscos e traumas que resultam de sinistros rodoviários, bem como os métodos de atuação em emergência no que diz respeito à prevenção e socorro. Tem ainda como outros objetivos: a identificação das principais causas de sinistralidade na estrada, consciencialização do público-alvo para a necessidade de conhecer as suas capacidades e limitações no papel de utentes da vida pública e sensibilizar através do conhecimento de experiências reais.

O João dá o seu próprio testemunho da experiência que passou quando há 13 anos ele e uns amigos conduziam sob o efeito de álcool, sofreram um acidente e o próprio ficou hospitalizado durante um ano. Começou de novo a acreditar e iniciou a sua reabilitação.  Hoje em dia abraçou este projecto como um projecto de vida para chegar a cada vez mais jovens e estes terem conhecimento da sua experiência num acidente de viação, bem como as consequências graves e pesadas decorrentes do acidente.

 

VEJA TAMBÉM

Estamos profundamente agradecidos pelo donativo da empresa @ddn_gestao à Associação Novamente, para apoiar o nosso trabalho diário junto das famílias.
11 de Março, 2025
No passado dia 21 de Fevereiro, Vera Bonvalot, Diretora Executiva da Associação Novamente, na qualidade de presidente do ME-CDPD, esteve
27 de Fevereiro, 2025
Atenção! O prazo para validar as suas faturas foi alargado pelo Governo, devido a constrangimentos técnicos! Pode agora fazê-lo até
26 de Fevereiro, 2025