CONSIGNAÇÃO IRS NIF: 509 310 354 | DOE: iban PT50 0010 0000 4423 8960 0013 2 | mbway: 912 617 482
15 de Novembro, 2016
COMPARTILHA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

NOVA PRESTAÇÃO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA BENEFICIARÁ 120 MIL PESSOAS

O Governo estima que a nova prestação social para pessoas com deficiência venha a beneficiar cerca de 120 mil pessoas em idade ativa, incluindo as que estão inseridas no mercado de trabalho. A medida entra em vigor em 2017 e foi apresentada no início desta semana.

Segundo o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, que divulgou esta medida na apresentação do orçamento da Segurança Social para o próximo ano, o novo modelo de prestação para as pessoas com deficiência “tem como filosofia a consideração de um valor de cidadania para as pessoas com deficiência”.

O objetivo é contrariar o risco de os sistemas de proteção social obrigarem a optar entre a prestação social ou um trabalho quando tinham nos casos em que as pessoas com deficiência conseguem ter acesso a empregos.

A ideia é, aponta o Ministério, romper com um “paradigma de décadas de proteção” e promover o combate à pobreza das pessoas com deficiência ou incapacidade, com um enfoque nos rendimentos da própria pessoa.

O pacote que inclui esta medida também fala de um aumento da bonificação fiscal para as pessoas com deficiência: os rendimentos de trabalho que eram considerados em 90% para efeitos fiscais passarão a ser considerados em 85%.

Fonte: Plural & Singular

VEJA TAMBÉM

Convidamo-lo/a a participar na V Conferência Novamente sobre “Saúde mental na pessoa com deficiência adquirida: qual o impacto e abordagens”.
15 de Setembro, 2023
Esta semana começamos um novo projeto “Arte na Reabilitação”. Este projeto visa melhorar a saúde mental e qualidade de vida
15 de Setembro, 2023
A Novamente esteve ontem presente numa audição na Assembleia da República, no âmbito da petição Capacetes. Nesta audição apresentámos o
14 de Setembro, 2023