O Hospital de Braga e a Novamente, celebraram, hoje um protocolo de cooperação que prevê apoiar as vítimas deste tipo de traumatismo e as suas famílias. Presentes neste momento estiveram João Ferreira, presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga e Vera Bonvalot, diretora executiva da Associação Novamente.
Através deste protocolo as duas entidades pretendem formalizar uma parceria já existente no sentido de prestar apoio aos utentes e suas famílias, assim como na realização de ações de sensibilização sobre o dano cerebral adquirido, junto da comunidade hospitalar.
A Novamente acompanha as vítimas e as suas famílias durante o período no qual o utente permanece internado no Hospital, mantendo o contacto na fase pós hospitalar e auxilia na reabilitação e reintegração do doente. O presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, João Ferreira, considera “muito importante a existência destas associações que permitem o contacto entre o Hospital e quem está na continuidade de cuidados, na sociedade e nas famílias. O Hospital de Braga tem vindo a celebrar protocolos com associações de apoio ao doente – são já seis – porque consideramos que são um complemento ao trabalho que os profissionais do hospital desenvolvem”.
Durante a cerimónia, Vera Bonvalot, alertou para a importância da família neste processo uma vez que “quanto mais cedo conseguirmos chegar à família melhor, mais evitamos alguns riscos que estes traumatismos causam não só à própria vitima mas também ao vínculo familiar inteiro”. O auxílio prestado ao cuidador de doentes com este tipo de lesão cerebral torna-se, desta forma, essencial pelo que “quanto melhor for toda a ligação entre a família da vítima e o hospital, melhor será a recuperação do próprio, assim como, a tranquilidade e segurança da família que é fundamental”, conclui Vera Bonvalot.
Fonte: Braga TV