CONSIGNAÇÃO IRS NIF: 509 310 354 | DOE: iban PT50 0010 0000 4423 8960 0013 2 | mbway: 912 617 482

Petição capacetes

ONDE ANDA COM A CABEÇA?

NUM ACIDENTE, SÓ O CAPACETE PODE EVITAR O TRAUMATISMO.

A PETIÇÃO

Há cada vez mais vítimas de acidentes de trotineta elétrica a chegar aos hospitais, muitas vezes em estado grave, nomeadamente com lesões cerebrais e a precisar de cuidados intensivos.Se por um lado, a lei e as políticas de mobilidade têm incentivado o uso de velocípedes (bicicletas e trotinetas, por exemplo), com inquestionáveis benefícios para o ambiente e para a saúde, a lei é completamente omissa, não prevendo requisitos específicos para a condução de velocípedes. É por isso urgente que o legislador considere regras de segurança para quem utiliza estes velocípedes, numa lógica de estímulo a uma condução responsável e segura.
A NOVAMENTE, Associação sem fins lucrativos criada por pais, médicos e amigos de Traumatizados Crânio-Encefálicos que se constituiu com o objetivo de prestar um melhor apoio às vítimas de TCE e às suas famílias, tomou a iniciativa de submeter uma petição à Assembleia da República com o objetivo de legislar sobre a obrigatoriedade do uso de capacete em trotinetas elétricas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) são a principal causa de mortalidade e incapacidade em crianças e jovens adultos em todo o mundo.

Exigimos mais legislação.


Em 2019 registaram-se 577 acidentes com trotinetas em Portugal. Apesar de uma ligeira descida em 2020, com 367 acidentes registados, em 2021 assiste-se a um aumento do número de acidentes para 946 (mais 369 do que em 2019), tendo-se verificado em 2022, 1691 acidentes, segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Durante o ano de 2022, registou-se uma média mensal de 140 acidentes com trotinetas em Portugal.Porém, estes números não refletem a total realidade, uma vez que muitos dos acidentes envolvem apenas as trotinetas, sem colisão com outros veículos, e estes casos não são comunicados à PSP.

O apoio de todos é fundamental para que um tema atual e com grande impacto para muitas famílias possa ser discutido com a importância que merece.

Acidentes em 2021
+940
Acidentes em 2022
+1690
Média mensal de acidentes em 2022
+1690

NUM ACIDENTE, SÓ O CAPACETE PODE EVITAR O TRAUMATISMO.

Se concorda com esta petição fale com os seus amigos sobre o nosso trabalho.

0
Assinaram
"Como Neurocirurgião é sempre doloroso ver morrer alguém com TCE. Apesar de brutal e muito intensa, nem sempre essa é a maior dor. O sofrimento dos sobreviventes incapacitados e dos seus cuidadores, prolongado no tempo, corrói lentamente tudo e todos, destruindo. Dói mais quando esse evento catastrófico poderia ter sido evitado"
Dr. Rui Almeida , Neurocirurgia - Hospital de Braga
"É uma mudança para a vida da vítima e dos seus familiares. Após ultrapassada a fase de sobrevivência, inicia-se um processo extremamente lento de recuperação, que se revela doloroso, quer para a vítima, quer para os seus familiares e amigos. Dá-se a tomada de consciência de que a vida irá mudar para sempre. As pessoas tendem a ser mais confiantes e descuidam as questões de segurança"
Filha de traumatizado Crânio-Encefálico, provocado pelo uso de trotineta sem capacete
Previous slide
Next slide

NUM ACIDENTE, SÓ O CAPACETE PODE EVITAR O TRAUMATISMO.


Media em Destaque