Iniciativa inédita cria programa de apoio à colocação no mercado de trabalho para pessoas que sofreram Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).
A Novamente, associação que apoia Traumatizados Crânio Encefálicos e Famílias, faz parte do grupo de trabalho que o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), numa iniciativa inédita e de carácter de reintegração, formou com o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (CRPG) e com as federações representativas das organizações de reabilitação representadas no FÓRUM para a Integração Profissional (FORMEM, FAPPC, HUMANITAS e FENACERCI). Este grupo foi criado com o objetivo de desenhar um modelo de intervenção no âmbito do emprego e formação profissional, que possa responder às necessidades das pessoas vítimas de TCE ou outra lesão cerebral adquirida, após a alta hospitalar.
Trata-se de um programa específico de formação e apoio à colocação no mercado de trabalho, ajustando a legislação já existente a esta população específica. Estão a ser já analisados e escolhidos quais os Centros de Recursos que vão receber os primeiros casos de TCE para avaliação e posterior encaminhamento. Este ano serão ainda feitas as avaliações às pessoas que sofreram TCE e dada orientação, pelos Centros de Recursos selecionados, às mesmas de forma a promover a reintegração de pessoas que sofreram TCE no mercado de trabalho.
Este grupo de trabalho acredita que este projecto irá responder a muitas das necessidades que diariamente são apresentadas à Novamente e que pode ser um passo para um melhor futuro para quem sofre um TCE em idade ativa.
No passado dia 18 Maio no Centro Reabilitação Profissional de Gaia realizou se a apresentação e formação deste programa:
Apoio à inserção/reinserção profissional de pessoas com lesão cerebral adquirida
A abertura e apresentação do programa esteve a cargo de:
Dr. Jorge Gaspar (Presidente do IEFP)
Dr.Jerónimo Sousa (Director CRPG)
Professor Doutor Castro Caldas (Instituto Ciências da Saúde – UCP – Lisboa)
Professora Selene Vicente (FPCEUP)
Dra. Sandra Guerreiro (CRPG)
Dra. Vera Bonvalot (Novamente)
Um programa de inserção que combate a lacuna de apoio a estes casos especiais de inserção de emprego e ocupacional que visa tirar de isolamento vitimas de traumatismo craniano grave e outros danos cerebrais que, segundo estimativa baseada em dados a DGS (Direcção Geral de Saúde) ultrapassam a 275.000 vitimas nos últimos 20 anos em Portugal e estavam sem apoio para retornar ao activo.