Viver novamente
O projeto “Viver Novamente” do Norte surgiu em Julho de 2021, baseado na experiência de projetos anteriormente criados desde 2012, para pessoas com TCE. É orientado para pessoas com dano cerebral adquirido, tem como base um conjunto de atividades diversas que decorrem 3x por semana e que trabalha objetivos específicos do PDCA, através de coordenadores. Tem lugar no distrito do Porto.
Objetivos:
- Proporcionar às pessoas com dano cerebral adquirido experiências de reconstrução de uma vida ativa, com atividades adequadas ao seu tipo de interesses;
- Fomentar competências de integração social (também para que a sociedade as aceite), autoconfiança, proatividade, autonomia e melhorar a sua qualidade de vida;
- Combater o burnout dos seus cuidadores.
Funcionamento:
Três vezes por semana, nos distritos de Lisboa e do Porto, num grupo até 10 elementos e sempre coordenado por profissionais da Associação Novamente.
Atividades:
Desporto adaptado (ténis, padel golf, Boccia, terapias (hipoterapia), workshops diversos (cerâmica, dança), atividades de estimulação cognitiva (exercícios de atenção, lógica), visitas culturais a inúmeros espaços.
Impacto:
Este projeto tem um impacto muito grande nos participantes e na sua família: sair do isolamento do lar, torna-as mais sociáveis e combate a depressão. O convívio com outros que também sofreram uma lesão cerebral, sempre com o apoio dos coordenadores, faz com que recuperem coragem, se aceitem e sintam consolados, recuperem uma razão e vontade de viver e que se queiram reconstruir, reconhecendo-se e amando-se na nova pessoa que passaram a ser, são os primeiros passos para uma vida ativa e independente.
Relativamente aos cuidadores, proporcionou descanso e melhorias no seu relacionamento com a pessoa cuidada.
O projeto tem as suas atividades sempre na sociedade e tem tido uma excelente aceitação também por todos os que nos recebem, se relacionam connosco e passam a compreender a nossa realidade.
Em 2022, contou com 205 atividades em Lisboa e no Porto.
A Novamente melhorou o meu estilo de vida. E o que eu faço durante todo o dia, se não eu estava na minha cama a olhar para a televisão. Quando penso na Novamente, penso em progresso!
Tiago Castro
A Novamente melhorou o meu estilo de vida. E o que eu faço durante todo o dia, se não eu estava na minha cama a olhar para a televisão. Quando penso na Novamente, penso em progresso!
Tiago Castro
DADOS DE julho de 2022 a dezembro de 2023
Requisitos para integrar o projeto:
- Ser associado da Novamente com quotas em dia.
- Ser autónomo funcional
Se sofreu um traumatismo cranioencefálico ou outro dano cerebral adquirido, junte-se a nós!
Contacte: vivernovamente@novamente.pt
Tlf: 912 275 506 ou 912 617 440
PARTICULARES:
- MBWAY: 912 617 482
- IBAN: 0010 0000 4423 8960 0013 2 (BPI)
- ou através deste link
Cada doação, independentemente do valor, contribui significativamente para alcançar o nosso objetivo.
Com o seu valioso apoio, poderemos garantir o sucesso continuado deste projeto transformador.
Contacte: vivernovamente@novamente.pt
Tlf: 912 275 506 ou 912 617 440
Empresas:
Se gostaria que a sua empresa fosse Mecenas deste projeto pf contacte: rosa.andersen@novamente.pt. A sua empresa poderá beneficiar de deduções fiscais até 140% do valor doado em sede de IRC, entre outras contrapartidas. Com o seu valioso apoio, poderemos garantir o sucesso continuado deste projeto transformador.Contacte: vivernovamente@novamente.pt Tlf: 912 275 506 ou 912 617 440